História

História
 

Image

A Associação de Voluntários Patrulha Ecológica é uma organização não-governamental ambientalista, sem fins lucrativos e apartidária, com sede em Brasília, com mais de 20 anos desenvolvendo ações para a conservação e preservação do Bioma Cerrado, atuando em todo o Distrito Federal e Entorno, baseada em trabalho voluntário, cujo principal objetivo é trabalhar com a comunidade.

Procura atingir seus objetivos por meio de projetos abertos à comunidade e participando de debates envolvendo a definição das diretrizes para a política ambiental do Distrito Federal.

Foi fundada, em 1980, por Luiz Eduardo Alves de Carvalho, à época um adolescente idealista que sonhava em preservar as áreas verdes da Capital. Juntou um grupo de pessoas e começou a desenvolver atividades pioneiras, tais como debelar pequenos focos de incêndios, retirar lixo das cachoeiras deixado por visitantes e plantar mudas de árvores nativas do cerrado nos canteiros da cidade.

Foi constituída oficialmente em 1985 e atualmente reúne pessoas de todas as idades, escolaridade e classes sociais para combater a degradação ambiental. No dia 13 de setembro de 1996, infelizmente, o fundador, conhecido por todos de Edu, faleceu em decorrência de um assalto. Mesmo assim, os voluntários decidiram continuar as atividades e hoje, a Patrulha é a principal ONG ambientalista do Distrito Federal com perfil voluntário.

 

A Patrulha Ecológica tem por objetivos educar, conscientizar, divulgar, mobilizar, e organizar a comunidade para o alcance dos bem-estares físicos, mentais e sociais, baseados nos princípios fundamentais da Ecologia;
Promover e/ou produzir ações culturais, técnicas, jurídicas, científicas, político-ambientais e outras, visando obter um ambiente equilibrado para o homem e todas as demais espécies.

O símbolo da Patrulha Ecológica é a coruja-buraqueira (Athene cunicularia). Foi eleita por ser uma ave que se adaptou às áreas urbanas e também está sempre atenta vigiando o seu ninho. Apesar de algumas pessoas considerarem a coruja como um sinal de mau agouro, para os gregos antigos esta ave era considerada como a personificação da sabedoria.

 

Principais Programas e Projetos desenvolvidos pela Patrulha Ecológica:

1) Fogo-Apagou  -
Desempenhado pela Brigada de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais.
2) Água Limpa  -
Despoluição e recuperação dos corpos hídricos; 
3) Aluno Verde -
Tem como objetivo promover a educação ambiental por meio de palestras, debates, cursos e exposições em escolas, instituições e comunidades; 
4) Ponta Verde -
Coleta de sementes, manutenção de viveiro, produção e plantio de mudas do cerrado em áreas degradadas; 
5) Renascer das Águas -
Recuperação de nascentes; 
6) Patrulha Mirim –
Atividade com crianças e adolescente por meio de projeto de implantação de viveiro com mudas de espécies do cerrado e do Projeto Horta na Escola; 
7) Projeto Jardim de Alimentos -
Implementação de hortas utilizando exclusivamente o lixo orgânico; 
9) Conheça sua Comunidade -
Projeto desenvolvido com a comunidade, na proteção , recuperação de áreas degradadas, nascentes, educação ambiental, conscientização, coleta de lixo. 
10) Espaço Educativo Ecológico  - Projeto desenvolvido na Reserva da Cachoeirinha para construção de espaço de educação ambiental.

 

Joomla templates by a4joomla